quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Um duro golpe na industria farmacêutica

De acordo com a publicação de hoje (28/10) do Diario Oficial da União e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os antimicrobianos vulgos "antibioticos" terão a sua venda controlada apartir do dia 28/11/2010, mas o que isso vai acarretar?

1º a auto medicação deve cair drasticamente, afinal a facilidade para se adquirir os antibióticos vai diminuir muito, 2º a venda das farmácias e drogarias devem cair de forma significativa, sem contar a industria que é quem deve sentir de verdade o impacto econômico, afinal o Brasil só e o segundo maior consumidor de medicamentos do planeta e boa parte desses medicamentos é claro são antibióticos.
3º apesar de vir tarde essa normatização deve (não garante) frear o aumento de bactérias multiresistente a antibióticos no país.
Más vejamos por outro lado, milhares de pessoas reféns do Sistema Único de Saúde (SUS) que passam horas para conseguir marcar uma consulta médica, terão que passar um zilhão de horas para se conseguir uma receita para poder se tratar, isso que o paciente conseguir sobreviver a segunda consulta, pois muitas pessoas buscam nas farmácias e drogarias um auxilio para tratar seus problemas de saúde de uma forma mais rápida, as vezes mais perigosa porém mais rápida. Esse é um assunato muito complexo, más uma coisa é certa, veio tarde essa resolução e só veio devido a quantidades de mortes geradas pela KPC a mais nova superbactéria brasileira que vem dizimando algumas dezenas de pessoas. O trabalho mais árduo ainda ficará com os profissionais do setor farmacêutico que terão de educar essa mega população que auto se medica, pois esse processo precisaria de tempo para educar a população, mas enfim....como aconteçe em quase todos os setores desse país, eles fazem as normas e a galera que se "vire" para aprender.
Espero que a classe médica esteja atenta a alertar seus companheiros de classe e não deixar que os farmacêuticos tenham que fazer isso.
Boa Sorte para nós, iremos precisar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário